As Escolas de Trabalho dos Espíritos que Ajudam no Plano Físico da Matéria, que Sabemos pela Umbanda

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Quando nascemos no Plano Físico, recebemos uma série de características pelo dia, horário, mês e ano do nosso nascimento, que são os signos do horoscopo Ocidental, Oriental, dos Orixás desses horários.
Quando desencarnamos, o que acontece é a mesma coisa, que dependendo do horário de nossa morte, recebemos todas essas influencias cósmicas, ou melhor o termo, divinas.
Deus e as divindades ou Orixás regem tudo o que existe, e nos qualificam com suas características, cada signo do horoscopo oriental ou ocidental também são Orixás, mas com a linguagem e métodos da Astrologia.
Tudo o que existe em nosso Universo são as características e propriedades de Deus, que são enviadas pelos Orixás, ou se preferir o termo, deidades.
Sendo assim nascemos com características que nos dão prazer de trabalhar em certas áreas da vida, como por exemplo, na área do conhecimento (dos Orixás Oxóssi e Obá), os cientistas, professores, doutrinadores e etc. ou na área da fé (Oxalá e Oiá), sacerdotes, magos e etc. ou na área da geração ou criação (Yemanjá e Omulu), artistas, propagandistas e etc.
O mesmo ocorre do outro lado da vida, onde um espirito que escolhe ou é escolhido para ajudar no Plano Físico da matéria, podendo ajudar em uma religião, ele pode escolher ser um Caboclo, mesmo que não tenha tido nenhuma vida como índio, ou Preto Velho, mesmo ele não sendo nem afrodescendente, nem escravo ou ter morrido idoso, ou como Guardião ou Exu, ou como Marinheiro, Boiadeiro, Baiano e etc. que não são tipos de trabalhos que só se manifestam na Umbanda, mas em diversas religiões e locais de ajuda ao ser humano.
Dependendo do trabalho que o desencarnado for fazer, isso quer dizer que, sendo em uma dessas linhas que conhecemos na Umbanda, e só conhecemos porque é de mediunidade de incorporação, os espíritos de mentores ainda terão que fazer uma escola dentro dessas linhas, e de acordo com a escola escolhida, terão ramos e especialidade, como por exemplo na linha dos Caboclos, que tem as escolas que formaram os Tupinambás, os Sete Flechas, os Penas Douradas, Pena Branca, os Sete Penas, Pena Verde e etc.
Cada nome tem um significado que nos remete a um Orixá.
No campo dos Guardiões ou Exus existem os Senhores da Luz Prateada, os Tranca Ruas, os Rompe Matos, Exus Montanhas, os Sete Montanhas e etc.
No Campo dos Pretos Velhos tem os João das Almas, os Zé Pretos, os Beneditos de Aruanda e muitos outros.
Cada nome designa uma escola espiritual que traz especialidades, como por exemplo os Senhores da Luz Prateada iluminam a escuridão, os Tranca Ruas ou Rompe Matos, eles trabalham com a abertura de caminhos.
Das linhas de Umbanda, os que mais atuam são os Pretos Velhos, os Caboclos e os Guardiões ou Exus, e eles tem aprendem as seguintes ações no autoconhecimento:
1-Caboclos: Cura Mental
2-Pretos Velhos: Cura Emocional
3-Guardiões: Devolver os seres ao caminho de evolução espiritual
Quando falamos de um nome ou de um tipo de profissão dos mentores ou guias do Plano Espiritual, são nomes simbólicos que nos remetem aos Orixás, pois cada tipo de Orixá tem seus trabalhos de atuação, e os guias trabalham na irradiação de determinadas deidades, fazendo certos tipos de trabalhos que fazem parte da irradiação de uma deidade especifica.
Tudo no Universo é sustentado pelas energias divinas de Deus, emanadas pelos Orixás, e assim sendo as ações também são regidas pelas deidades, cada uma em um ponto.
A simbologia dos nomes e tipos de trabalho nos remetem as ações dos Orixás.
Os nomes das entidades são simbólicos, também chamadas de arquétipos.
O Preto Velho por exemplo, ele é o velho sábio, essa é a simbologia do nome.
Arquétipos são espécies de símbolos, que é mais fácil entender como símbolos e representações.
Esperamos que você tenha gostado do texto.
Fiquem com Luz
Seres de Luz
Senhor da Luz Prateada

 

Alguns Destaques: